Embora não se descarte a capacidade autodidata dos professores, sabe-se que ela é insuficiente. Além das competências profissionais e metodológicas de ensino, reflexão e atualização sobre o conteúdo da matéria ensinada, o professor precisa estar em permanente estado de aprendizagem. Acredita-se que o domínio das bases teórico-científicas e técnicas, e sua articulação com as exigências do ensino, permitem maior segurança profissional e base para o docente pensar e aprimorar sempre mais a qualidade do seu trabalho.
Por tudo isto pode-se dizer que planejar é imprescindível em qualquer atividade, mais ainda quando se refere ao trabalho em sala de aula, pois a educação é importante demais para ser feita na base do improviso ou da mera repetição. Isto significa dizer que se existe desejo de mudança da realidade, é preciso perceber que qualquer transformação somente acontece com ações, não com ações não intencionais, mas aquelas planejadas, que possibilitam uma intervenção consciente e crítica do e no contexto, considerando todos os condicionantes estruturais da sociedade.
Sobre a autora
Professora de nível básico aposentada pelo Estado da Bahia, Pedagoga (UNEB-Universidade do Estado da Bahia), Licenciada em Matemática pela UNEB-UAB – Universidade Aberta do Brasil, Pós-Graduada em Psicopedagogia Institucional, em Gestão Escolar e em Tecnologia Educacional, com experiência de mais de 30 anos em Educação, ora como Docente, Gestora de escolas e cursos, coordenação ou supervisão de projetos estaduais e federais (Gestar).