Querido (a) leitor (a), apresentamos a você o livro “ Políticas públicas em defesa da cidadania: uma análise sobre o direito à educação”. Este trabalho é fruto de estudos realizados da autora durante o curso de Doutorado em Educação Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas. Este livro tem como objetivo trazer reflexões contemporâneas e críticas sobre a Política Pública de Educação brasileira, levando em consideração o artigo da Constituição Federativa do Brasil de 1988 que preconiza o direto à Educação, bem como uma análise histórica sobre as ações educacionais existentes na Cidade de Montes Claros, localizada no Norte do Estado de Minas Gerais, no início do período republicano. A partir da análise geral dos documentos do arquivo, pode-se constatar que foi uma época em que sucedeu a expansão de escolas e de propostas de projetos educacionais. Ente os aspectos constatados, nas atas da Câmara Municipal e em demais documentos, foram possível identificar informações sobre algumas designações, transferências, remoções de professores e sobre a implantação da primeira escola normal da cidade. A educação em linhas gerais estava nessa época passando por um período de consolidação e constantes mudanças. Além de trazer uma discussão sobre a interface cultura e educação, a qual favorece para a construção de uma Política Educacional ampla e que efetive o direito à Educação para todos.