Na Pedagogia, aprendemos que a didática pode ser “traduzida” como a arte de ensinar. Esse significado, nos leva a refletir sobre as “camadas” que se formam no processo de ensino aprendizagem. Entre elas, algumas questões precisam ser refletidas: quem ensina? o que ensina? para quem e por quê ensina?
Carlos Rodrigues Brandão, em seu livro “O que é Educação?” publicado em 1982, leciona que não devemos pensar em Educação, senão, em Educações, no plural. Ensinar, educar, lecionar, aprender, são atos plurais, pois ao ensinar, aprendo e ao aprender, ensino, conforme ministrou Paulo Freire.
Nesse sentido, o presente compêndio é resultado do trabalho de “várias mãos” da disciplina Metodologia das Ciências Humanas, ministrada pelo Professor Victor Oliveira, em que junto aos seus alunos, refletiu sobre o ato de ensinar, enquanto uma ação política, afetiva e dialógica. Portanto, o material construído é um recurso possível de ser utilizado nas licenciaturas, tendo em vista as propostas apresentadas em perspectiva metodológica e científica.
Fruto de uma disciplina extensionista, os alunos e o Professor presenteiam, neste material, à comunidade acadêmica temas das disciplinas de ciências humanas a serem trabalhados, a partir de um olhar pautado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), propostas metodológicas e recursos pedagógicos.
Camila Alves Quadros
Mestre em Educação
Coordenadora e Professora no Curso de Pedagogia
Estácio Ananindeua