Descrição
Este livro surge como uma contribuição significativa para a reflexão sobre práticas pedagógicas, alfabetização e inclusão de crianças com necessidades educacionais diversas. Composto por 20 capítulos, a obra reúne pesquisas, experiências práticas e análises teóricas que abrangem desde a importância das histórias infantis e atividades lúdicas, passando pelas tecnologias assistivas e neurociências, até a implementação de metodologias inovadoras, como a gamificação e o uso de softwares educativos.
Os capítulos são frutos do trabalho colaborativo de diversos especialistas e pesquisadores da educação, neurociência, psicologia e pedagogia, que apresentam reflexões e estratégias para promover a aprendizagem significativa, a autonomia e o desenvolvimento socioemocional das crianças. Temas como alfabetização, letramento, inclusão de alunos neurodivergentes, promoção de habilidades sociais em crianças com Transtorno do Espectro Autista, e valorização da diversidade étnico-racial são discutidos com base em evidências científicas e experiências práticas.
A obra destina-se a educadores, gestores escolares, estudantes de pedagogia, psicologia e demais áreas afins, oferecendo subsídios teóricos e metodológicos para a construção de práticas pedagógicas mais humanizadas, inclusivas e eficazes.
(Os organizadores)