O Projeto de Intervenção em Saúde na Comunidade (PISC), parte do Módulo de Interação em Saúde na Comunidade (MISC) da Instituição de Ensino Superior Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA), por ser um instrumento no processo ensino/aprendizado aos alunos do curso de Medicina, necessitou novamente ser recriado, durante o período de transição da pandemia pelo COVID-19, como um sistema híbrido.
Trabalhar com Metodologias Ativas em um curso de Medicina durante um processo de desvalorização do Sistema Único de Saúde (SUS) em meio a uma pandemia é uma tarefa árdua e que seria inviável sem a dedicação, planejamento e incentivo por parte dos professores, alunos e coordenação, sobretudo em disciplinas majoritariamente práticas, como este módulo.
Devido a pandemia da COVID-19, houve inúmeras restrições quanto às atividades práticas. Respeitando as medidas de segurança quanto ao distanciamento social, uso de máscaras e demais equipamentos de proteção individual além da higiene das mãos, seja com lavagem ou uso de álcool gel, felizmente, mesmo em meio a este cenário catastrófico foi possível realizar o PISC utilizando meios digitais dos produtos com maestria e impactar positivamente as comunidades atendidas pelos alunos do curso de medicina do CESUPA. Alguns projetos foram selecionados e estão presentes nesse ebook por terem se adequado quanto a qualidade e impacto positivo gerado na comunidade.
Com todos esses cuidados, pode-se afirmar que o intuito principal do projeto foi alcançado graças ao empenho de todos os envolvidos. Ao ser elaborado e organizado, foi construído de forma criteriosa trazendo beneficiamento ao aprendizado dos alunos, auxiliando a comunidade em questão e orgulhando os professores pelo grande comprometimento.
Boa leitura!
Profa. Mariana do Socorro Quaresma da Silva
Acad. Mariana Quaresma da Silva
Profa. Tanise Nazaré Maia Costa
Organizadoras