É motivo de satisfação apresentar a comunidade acadêmica em geral mais uma coletânea de artigos produzidos pelos docentes da área de Química, Física e Biologia do Grupo de Pesquisa intitulado “Química, Ensino de Química e Meio Ambiente” da Universidade do Estado do Pará. O grupo foi criado em 2015 pela necessidade dos professores se organizarem entre seus pares para alinhar suas pesquisas com foco nas publicações bibliográficas e técnicas, e ao mesmo tempo oportunizar aos alunos acesso a participação em projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão aderente as
seguintes linhas: a) abordagens interdisciplinares em ensino de ciências, química e educação ambiental e b) ensaios de química aplicados ao ensino e estudo de recursos e produtos naturais da Amazônia. Os membros do grupo e colaboradores têm realizado trabalhos importantes e que estarão disponíveis nesta obra denominada “Reflexões e Práticas em Ensino de Ciências Naturais” que reúne artigos em torno da temática Ensino e Aprendizagem no Ensino de Ciências Naturais (Química, Física e Biologia), História da Ciência, Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas ao Ensino de Ciências, Educação Ambiental e Etnobotânica. Com o objetivo de socializar estes trabalhos no meio científico, é que propomos que esta publicação seja utilizada pelos professores dos diversos níveis de escolaridade formal em condições reais de sala de aula, ou outros espaços de ensino, proporcionando aos alunos novas estratégias de Ensino que possibilitem uma aprendizagem com maior qualidade. Os autores abordam
temáticas para o Ensino de Ciências, onde traduzem a relevância de metodologias inovadoras como a utilização de softwares e simulações, bem como o uso de laboratórios virtuais. O livro aborda temas relevantes para o desenvolvimento de novas perspectivas no ensino de ciências como a utilização de abordagem contextualizada de conteúdos utilizando temáticas regionais, como por exemplo a culinária típica da região amazônica. Para tanto, pretende-se que esta obra tenha um perfil inovador e possibilite apoio necessário ao docente na elaboração de aulas que estejam em consonância com as pesquisas no Ensino de Ciências e que apresentem ao aluno uma visão mais ampla sobre os conhecimentos na área das Ciências Naturais, aproximando da realidade, trazendo novos significados e possibilidades, promovendo dessa forma um aprendizado mais concreto e de maior qualidade.
(Os organizadores)
Sobre os organizadores
CAIO RENAN GOES SERRÃO. Graduação em Licenciatura plena em Ciências Naturais – Habilitação em Química pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado do Pará. Professor Celetista na Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ) atuando no curso de Farmácia. E-mail: [email protected]
MARIA DULCIMAR DE BRITO SILVA. Graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora Assistente do Departamento de Ciências Naturais da Universidade do Estado do Pará (UEPA). E-mail: [email protected]
RONILSON FREITAS DE SOUZA. Graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutorado em Química Orgânica pela UFPA. Professor Assistente do Departamento de Ciências Naturais da Universidade do Estado do Pará (UEPA). E-mail: [email protected]