O presente livro é fruto de um trabalho de dissertação de mestrado apresentado ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social da Universidade Federal Fluminense – UFF, na área de concentração “Sujeitos Sociais e Proteção Social”.
Seu objetivo principal é o estudo da inserção e participação de igrejas evangélicas pentecostais no sistema prisional do Estado do Rio de Janeiro, avaliando suas influências no processo de reintegração do preso à sociedade. Foi realizada uma abordagem inicial sobre as origens das prisões, com o intuito de identificar os pressupostos históricos dos meios de punição brasileiros e fluminenses. As formas de exploração e a política do trabalho carcerário também foram tratadas, juntamente com os avanços e retrocessos da legislação penal brasileira. No tocante aos estudos sobre a acepção protestante, verificamos que a ética cristã é utilizada nas prisões como a “ética para as massas”, onde a demonstração de sinais de “arrependimento”, através da conversão à religião, se equivale à progressão no processo de “ressocializar”. A pesquisa foi desenvolvida no Estado do Rio de Janeiro onde foram fornecidos elementos para a compreensão das relações sociais estabelecidas entre detentos e ex-detentos, igrejas pentecostais e o Estado, concluindo que a religião é uma saída abstrata para o cárcere e que o Estado, por sua vez, reproduz, através dos mecanismos formais de democracia, a “justiça”, que dá suporte a superestrutura necessária à lógica burguesa.
Sobre a autora
Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Política Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduação em Letras e em Direito. Participa do Grupo de Pesquisa Laboratório de Serviço Social, Movimentos Sociais e Novos Projetos Societários na América Latina-LASSAL, coordenado pela Profª Drª Luci Faria Pinheiro. Na Universidade de São Paulo, participa do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação em Regimes de Privação da Liberdade – GEPÊPrivação, coordenado pelo Profº Dr. Roberto da Silva. Tem experiência nas áreas de Educação, Ciências Sociais, Direito e Segurança Pública, atuando sobre os seguintes temas: Direitos Humanos, Educação Prisional, Sociologia da Educação, e Direito Penal.
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