Este livro nasceu do encontro com professoras e professores em formação inicial e continuada. Desde 2014 tenho oferecido a disciplina eletiva “Ciência, Tecnologia e Sociedade” para as/os licenciandas/os em Ciências Biológicas da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Em 2021 organizei, pela primeira vez, o curso de extensão de “Introdução à Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade)“. Os trabalhos finais, em ambos os espaços, consistiram na elaboração de sequências didáticas voltadas para o ensino de Ciências. Desde o início da oferta da disciplina na graduação, foram produzidas sequências de altíssima qualidade. Porém, somente após a conclusão do curso de extensão, nos demos conta da importância de socializarmos com a comunidade acadêmica e, sobretudo, escolar os materiais didáticos que sintetizam as reflexões de um longo período de estudos sobre o campo CTS.
Em 2021 tivemos aulas remotas durante o segundo Período Acadêmico Emergencial da UERJ. Apesar de todas as dificuldades pessoais que enfrentamos naquele momento, tivemos encontros de grande aprendizagem. Todo o afeto compartilhado em nossas aulas de segundas e terças-feiras está retratado nas sequências didáticas que têm, como horizonte comum, os pressupostos de um ensino de Ciências humanizado, crítico e transformador (no sentido Freiriano). Um retrato desses encontros encontra-se materializado no primeiro capítulo do livro que traz fragmentos do diário de campo de uma das professoras que concluiu nosso curso de extensão.
Estão reunidas nesse E-book 28 sequências didáticas produzidas por grupos das turmas de 2018 e 2021 da licenciatura, pelas professoras e professores da educação básica de diversos estados brasileiros que frequentaram o curso de extensão e por um professor graduado pela FFPUERJ que elaborou uma sequência no seu trabalho de conclusão de curso. Elas trazem diversos temas e poderão ser aplicadas e/ou adaptadas (de acordo com a realidade da/o professor/a) em aulas de Ciências, Biologia, Física e Química. Com este material diversificado, esperamos contribuir para o trabalho docente em uma perspectiva de ensino CTS.
Profa. Dra. Tatiana Galieta
(Universidade do Estado do Rio de Janeiro)