Descrição
A coletânea Surdez, Educação e Inclusão: Práticas, Línguas e Perspectivas em Construção reúne artigos que abordam, sob diferentes olhares e experiências, os desafios e avanços no campo da educação de surdos no Brasil. Com uma abordagem crítica e propositiva, os textos tratam de temas como a criação de sinais-termos em Libras para o judô, a formação de professores para o ensino inclusivo, a implementação da educação bilíngue, o papel da literatura surda no ambiente escolar e estratégias pedagógicas voltadas à aprendizagem do português como L2 e da própria Libras por alunos surdos.
Organizado por Rennan Alberto dos Santos Barroso, o livro oferece contribuições valiosas para professores, pesquisadores, estudantes e todos os profissionais que atuam com a inclusão educacional. Mais do que discutir obstáculos, a obra aponta caminhos para o fortalecimento da identidade surda, o reconhecimento da Libras como língua legítima de instrução e o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais justas, acessíveis e transformadoras.