Este livro constitui-se como um dos frutos da pesquisa de mestrado da autora Brena Santa Brígida Barbosa, sob orientação da Profa. Dra. Wanderléia Azevedo Medeiros Leitão, por meio do Curso de Mestrado Profissional oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI/UFPA).
Tal recurso pedagógico visa colaborar com a prática de educadores (as) que atuam no contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE), assim como dar subsídios didáticos aos (as) educadores (as) que atuam no ensino de ciências em sala de aula, com os (as) educandos (as) que apresentam deficiência intelectual, pois se acredita que esse suporte teórico-metodológico pode contribuir com o processo de ensino-aprendizagem e inclusão desses sujeitos.
Possui fundamentação teórica nas áreas de Ensino de Ciências, segundo a abordagem em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, bem como apresenta os planos de atendimentos sobre a temática – lixo, com as sequências de atividades para a sensibilização socioambiental da comunidade escolar.
Para tanto, realizou-se estudos bibliográficos sobre: o movimento em Ciência, Tecnologia e Sociedade, que deu origem à abordagem CTS e as suas repercussões em ensino de ciências no currículo brasileiro e a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, conforme os parâmetros históricos, filosóficos, políticos e legais.
Além disso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa com um grupo de dez educandos(as) com deficiência intelectual, matriculados na oficina de ciências do Centro de Atendimento Educacional Especializado Professor Lourenço Filho (unidade pedagógica da Fundação Pestalozzi do Pará), por meio de um projeto socioambiental, denominado: Todos por um planeta melhor: se a gente não cuidar, quem cuidará?
Vale ressaltar que este material não deve ser compreendido como uma estratégia metodológica a ser seguida rigidamente pelo (a) educador (a), mas como uma proposta exitosa que deve ser compartilhada e pode inspirar a prática docente de outros profissionais ao oferecer um respaldo teórico e orientações passíveis de adaptações de acordo com realidade escolar. Nesse sentido, entende-se que o mesmo pode ser utilizado em outras modalidades de ensino e em todas as etapas do desenvolvimento escolar.
Este material didático é composto por quatro unidades, a saber:
A primeira unidade apresenta a origem do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade e a abordagem CTS na educação. Nesse sentido, buscou-se evidenciar os motivos pelos quais emergiu esse movimento e os seus propósitos, bem como a sua disseminação no meio educacional, principalmente nos currículos do ensino de ciências no Brasil.
A segunda unidade aborda a Educação Especial na Perspectiva Inclusiva com ênfase no contexto brasileiro, na busca de traçar um panorama histórico, filosófico, político e legal, o qual vem transformando a Educação Especial ao longo do tempo.
A terceira unidade apresenta um breve relato de experiência sobre a escolha do tema gerador (lixo), haja vista que foram utilizados pressupostos Freireanos para embasá-lo e por meio dessa fundamentação teórica buscou-se desenvolver o projeto.
A quarta unidade é constituída por um conjunto de 20 planos de atendimentos com as sequências de atividades, que foram elaboradas com a intenção de desenvolver práticas de ensino-aprendizagem em ciências para educandos (as) com deficiência intelectual a partir das relações CTS sobre a temática socioambiental: lixo.
Nesta unidade é possível acompanhar em cada plano de atendimento a sequência de atividade com o compartilhamento de fotos, de vídeos, de um aplicativo e de informações relacionadas às ações efetivadas durante o desenvolvimento da pesquisa, bem como algumas sugestões para que o (a) educador (a) possa sanar as dificuldades enfrentadas no processo.
Em suma, o presente livro foi elaborado a partir das inquietações de uma educadora atuante no contexto do AEE, a qual desenvolve o ensino de ciências para educandos (as) com deficiência intelectual e percebeu que esses sujeitos tem capacidade para desenvolver atividades reflexivas e críticas diante de sua realidade.
Portanto, as informações e a socialização do que foi vivido e concebido visam dar subsídios teóricos e práticos aos (as) educadores (as) que se interessem em investir no ensino de ciências a partir das relações CTS para educandos (as) com deficiência intelectual. E as sequências de atividades aqui apresentadas visam ampliar as possibilidades de práticas de ensino-aprendizagem para esse público, na busca de fomentar a formação para a cidadania e a garantia de um ensino de qualidade para todos (as).
(A autora)
a