Prezados(as) colegas, professoras e professores! Este livro apresenta a culminância da utilização de várias paródias de Física sobre o conteúdo de Termologia desenvolvidas em vários anos de docência no Ensino Médio, intitulado ‘Parodiando a Termologia: uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa com a utilização de paródias para o ensino de temperatura e calor na Educação Básica’. A proposta do texto é auxiliar professores(as) do Ensino Médio quanto ao processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos pertinentes à termologia. Este livro contém uma sequência didática em formato de UEPS, planejada, organizada e aplicada em uma turma do curso técnico integrado ao ensino médio do Instituto Federal do Amazonas/ Campus Tefé. A partir da aplicação dos passos da sequência didática e da observação do impacto que a mesma provocou no ensino aprendizagem dos conteúdos citados, buscou-se avaliar o quão eficiente a metodologia se mostrou.
Desejamos que a sequência didática apresentada neste material possa mostrar novos caminhos para ministrar os conteúdos de Termologia no Ensino Básico, através de atividades que envolvam os(as) discentes, na construção de conhecimento significativo.
Boa leitura!