Descrição
Os Diálogos Interculturais em Linguagens, Artes e Educação – DILAE – são eventos anuais promovidos e organizados pelo Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Artes, Cultura e Educação – GIPACE/IFPA – e pelo Curso de Especializações em Linguagens e Artes na Formação Docente do IFPA/Campus Belém, em parceria com o Grupo de Pesquisa Mulheres Amazônidas e Latino-americanas na Literatura e nas Artes – MALALAS/UFPA.
O I DILAE ocorreu nos dias 06 e 07 de dezembro de 2022, com o tema Educação e Saberes na Amazônia: Cenários e Perspectivas nas Linguagens e nas Artes, com a realização de palestras, mesas redondas, mine-cursos e sessões de comunicação oral. A partir da primeira edição, o evento vem se consolidando como uma ação integrada, sempre com o objetivo de promover a discussão e interação de conhecimentos e saberes acerca de fenômenos relacionados às Linguagens, às Artes e à Educação, de forma interdisciplinar, no contexto pan-amazônico.
O GIPACE, criado em 2012 agrega professores-pesquisadores das áreas de Letras, Artes e Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará e atua em caráter interdisciplinar na promoção de ações de ensino, pesquisa e extensão, voltadas para produções acadêmicas, artísticas e científicas, privilegiando a pesquisa em linguagens e suas interfaces com a educação tecnológica e a valorização dos saberes amazônicos.
Por sua atuação, por suas produções acadêmicas, científicas e artísticas, e pelo desenvolvimento de ações inovadoras no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, o GIPACE, grupo certificado pela instituição e cadastrado no CNPq, é um grupo que vem se destacando no cenário atual da pesquisa em linguagens no Pará. Esse grupo propôs entre outras ações a criação dos cursos de especialização lato sensu em Saberes, Linguagens e Práticas Educacionais na Amazônia (2017) e Linguagens e Artes na Formação Docente (2021), cursos vigentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/Campus Belém.
O intuito do DILAE é abordar uma educação intercultural crítica, na perspectiva de criar um novo olhar nos campos educacionais brasileiro e amazônico, por meio de diálogos horizontais que articulem igualdade e distinção entre várias concepções de linguagens, artes e cultura. Superando qualquer relação de conhecimento ou entendimento que crie hierarquias essenciais à sua complexa construção na educação escolar e trazendo para esses diálogos formas de conhecimento que foram ocultadas pelo nortecentrismo, pois considera-se que é fundamental indagar sobre o legado oficial da civilização por meio do questionamento do currículo e do repertório fixo existentes nas escolas, e consequentemente, transgredir aos rituais escolares que o reproduzem.
É nesta perspectiva intercultural que nasce o DILAE, por isso, os textos que integram essa coletânea buscam dialogar com a comunidade acadêmica do IFPA, da UFPA, do Pará, da Amazônia e do Brasil, propondo olhares descolonizadores sobre o ensino de Linguagens e Artes produzidos por aqui.
O II DILAE – ocorrido de 5 a 7 de dezembro 2023 – discutiu Concepções e práticas interculturais no Ensino de Linguagens e Artes e o III DILAE – de 29 de outubro a 1 de novembro 2024- trouxe como temática Criação, Imaginários e Discursos na Amazônia. Neste E-book encontram-se reunidos textos produzidos nas duas edições, apresentados como resultados de pesquisas concluídas ou em andamento desenvolvidas entre os anos de 2023 e 2024.
Os Organizadores