Descrição
Esta publicação deriva de tese apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito para a obtenção do título de Doutor em Linguística Aplicada, sob orientação da Professora. Dra. Elzimar Goettenauer de Marins Costa. O Letramento Crítico (LC) é um conceito bastante discutido no ensino de leitura e diversos estudos mostram como foi, e segue sendo, imprescindível para o desenvolvimento da formação crítica, em sala de aula (SOARES, 1998; 2003; CERVETTI; PARDALES; DAMICO, 2001, CASSANY, 2006; KLEIMAN, 2008; COSTA, 2011; MENEZES DE SOUZA, 2011; ABREU-SILVA, 2018). Atualmente, sua importância se faz mais evidente, em vista da democratização da internet e da disseminação indiscriminada de textos possibilitada por ela, o que, muitas vezes, se dá sem qualquer crivo crítico das pessoas que os compartilham. Dessa maneira, é necessário promover discussões sobre possibilidades de fornecer aos leitores maneiras para atuar de forma não ingênua sobre os textos com os quais têm contato. Para tanto, esta tese visa a contribuir para o desenvolvimento do LC no Brasil, principalmente em contextos de ensino de língua espanhola, considerando que ele deve ser uma das bases para a prática docente. Parte- se do pressuposto de que, para desenvolvê-lo, as atividades de leitura devem ser construídas sobre premissas da Pedagogia Crítica que possibilitam formar leitores autônomos, proativos, menos acríticos e capazes de compreender as distintas ideologias que fazem parte dos discursos presentes nos textos e em suas vidas (FREIRE, 1987, 1994, 2013; PENNYCOOK, 1994; GIROUX; 1991; BRAHIM, 2007; BEHRMAN, 2011; SCOCUGLIA, 2019). Sustenta-se
também que as premissas da Análise de Discurso Crítica devem subsidiar a capacidade dos leitores em compreender a existência das dimensões discursivas, muitas vezes veladas, que perpassam a leitura e são imprescindíveis à compreensão leitora (van DIJK, 1997, 1999, 2003, 2005, 2009; MAGALHÃES, 2001; FAIRCLOUGH, 1995). Ademais, defende-se que a capacidade inferencial tem papel central para a criticidade (DELL’ISOLA, 1988; KOCH, 1993; SANTOS, 2008, CAIN ET. AL.,2001; MONFORT E MONFORT, 2013; RIPOLL E AGUADO, 2014; GUTIÉRREZ-CALVO, 2014; LEÓN ET. AL., 2003, 2013; SALCEDO, 2015), visto que ela permite desvelar dimensões implícitas dos textos que guardam marcas ideológicas, de poder, de domínio, de objetivos e intenções etc., compreender a associação desses campos para o alcance do LC permite lançar luz sobre a habilidade em reconhecer a indissociabilidade entre cognição, discurso e sociedade. Esta pesquisa se desenvolve sob paradigmas qualitativos e quantitativos de cunho exploratório-interpretativista (YIN, 2016), dividindo-se em três fases principais: a primeira corresponde ao arregimento teórico, a segunda ao levantamento e análise de dados e a última à elaboração e análise de exemplos. A partir de questionários respondidos por professores de espanhol, com o fim de tomar conhecimento acerca de suas perspectivas sobre o tema e possibilidades para a aplicação das premissas defendidas nesta tese, pôde-se observar que há demanda por propostas didáticas que fomentem o desenvolvimento do Letramento Crítico e por estudos mais voltados à prática, com foco em abordagens que dialoguem com as necessidades de professores e alunos. Assim, esta tese propõe a elaboração de percursos didáticos que visem a fornecer insumos para que atividades de leitura sejam elaboradas com vistas à exploração ostensiva das bases dos campos supracitados. Através desta pesquisa, pode-se observar que é necessário ampliar as discussões sobre o LC e a contribuição das inferências, para superar formas tradicionais de práticas leitoras, expondo as diversas dimensões que compõem os textos, destacando sua incompletude, a não linearidade, a inexistência da neutralidade e as relações sociais e de poder. Além disso, ela evidenciou que é possível construir percursos didáticos que respondam às demandas contemporâneas dos alunos, que lhes permitam sustentar seus pontos de vista, desenvolver sua capacidade crítica e inferencial e, possivelmente, atuar ativamente em suas sociedades.
Palavras-chave: Letramento Crítico; Pedagogia Crítica; Análise de Discurso Crítica; Inferências; Língua Espanhola.