O tema dessa pesquisa ao propor uma investigação sobre o uso de uma metodologia de estudo orientado usando informações que circulam na Internet irá analisar de que forma o uso desta ferramenta poderá contribuir para uma aprendizagem mais significativa e autônoma da linguagem formal no Brasil.. O objetivo principal aqui é demonstrar e analisar a formação de um arcabouço conceitual linguístico oriundo da expressão da linguagem formal na internet e estudar a influência destes novos conceitos, signos e linguagens sobre a conformação da língua portuguesa formal e informal. Dessa forma, pretendeu-se identificar as prováveis contribuições do uso da Internet no processo ensino e aprendizagem e conformação da linguagem, tornando-a mais significativa, ao mesmo tempo que poderá desenvolver processos mais autônomos nas atividades sociolinguísticas levando o aluno a assumir a responsabilidade pelo seu próprio aprendizado da língua formal. Chegando-se à conclusão que a utilização da Internet como instrumento de aprendizagem na disciplina de Língua Portuguesa leva a crer em uma nova dimensão qualitativa para o ensino da língua formal e informal, através da qual se coloca o ato educativo voltado para uma visão mais internacionalizada e colaborativa.
Sobre o autor
Giuliano Lombardi Assumpção é formado em Direito pela FUMEC.