A poesia tem uma importância grande em várias dimensões da vida humana, desde o desenvolvimento intelectual e emocional até a expressão cultural, social e sentimental. A poesia, portanto, não é apenas uma forma de arte, mas uma ferramenta poderosa de comunicação, reflexão e transformação. Ela enriquece a vida das pessoas em vários níveis, tanto individuais quanto coletivamente.
No contexto escolar, a poesia desempenha um papel fundamental no desenvolvimento linguístico, emocional e social dos alunos. Ao ser integrada na sala de aula, a poesia pode tornar-se uma poderosa ferramenta pedagógica.
Ao trazer a poesia para o ambiente escolar, a escola não apenas enriquece o currículo, mas também cria um espaço em que a criatividade, a reflexão e a sensibilidade podem florescer. A poesia promove a construção de uma aprendizagem significativa, na qual os alunos podem se expressar, explorar novos horizontes e desenvolver uma conexão profunda com a linguagem e com o mundo ao seu redor.
É a partir desse sentimento que apresentamos a antologia poética intitulada Um coração sem porta de saída e outros poemas, que oferece um passeio interessante pelas visões sobre o mundo da perspectiva juvenil, mostrando o poder da poesia tanto para a escola e quanto para os jovens envolvidos nas atividades com o texto poético.
Essa antologia surgiu do Projeto Ciranda Literária que, em 2024, foi desenvolvida com estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental Anos Finas, na Escola Municipal Prefeito Henrique Figueiredo, em Codó, Maranhão. Nessa 4ª edição do projeto, o trabalho teve como foco o gênero poema, trabalhado durante 2 meses, em formato de desafios…desafiadores! Em 2023, os estudantes da referida escola publicaram uma coletânea de contos, “A última casa da rua e outros contos de terror e suspense” dentro da Ciranda Literária.
A antologia poética Um coração sem porta de saída e outros poemas apresenta um conjunto de 16 poemas, 44 fotopoemas e 4 poemetos, abordando diversos temas e diferentes modos de entender o mundo que cerca o jovem contemporâneo.
Em cada texto, criados por 46 estudantes, o leitor estará diante de uma forma de ver o mundo sui generis. Nesses poemas, vemos desfilarem nas penas dos jovens autores as relações familiares, como no poema “Irmãos”, de Emilly (8º ano); as relações socias no contexto escolar, como nos poemas “Professora”, de Kauany Vitória (8º ano) e no poema “Estudante”, de Raquel Silva (8º ano); as relações amorosas juvenis, como nos poemas “Um coração sem porta de saída”, cujo título nomeia a antologia, de autoria Adrielly Lorrany, “O brilho do sol”, de Raniel Silva (9º ano), “Eu te amo com m’nha alma”, de Ana Vitória (8º ano); os conflitos adolescentes, como em “Pior Hora”, de Maiza da Silva (9º ano) e “Poema sem título”, de Carlos Eduardo (9º ano); a preocupação com o meio ambiente, como no poema “A natureza”, Safirah Danielle (9º ano), as questões religiosas, como no poema “O amor de Jesus Cristo”, de Emilly Vitória (8º ano), e também a comicidade e o humor, como no poema “A saga de um ladrão de galinhas”, de Adriano dos Santos.
O que resta evidente em cada texto da antologia poética Um coração sem porta de saída e outros poemas é que incorporar a poesia na escola é investir na formação de alunos mais conscientes, expressivos e empáticos, como você, caro leitor, verá nos poemas que apresentamos.
O futuro é uma página em branco, pronta para ser escrita com sonhos, desafios, conquistas e… poesia. Que cada linha desses jovens-futuros expressos em seus textos frutifique, poetize-se!
Excelente leitura!
Regilane Barbosa Maceno